Filiado a:

Patrões não comparecem ao MT para convenção coletiva

A mediação coletiva agendada para a última quarta-feira (21), no Ministério do Trabalho, com o objetivo de discutir a convenção coletiva 2025/2026, foi marcada pela ausência dos representantes do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA). A diretoria do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes do Maranhão (SINDEHOTÉIS-MA) esteve presente e pronta para a negociação.

O encontro, que integra o procedimento SM002580/2025 (13621.207727/2025-17), aconteceria na sede do Ministério do Trabalho, na Avenida Kennedy, Centro (Areinha), 2º andar, Sala 207. A pauta previa a retomada das negociações da convenção coletiva que insere os trabalhadores dos setores de hospedagem e gastronomia em todo o estado.

A comissão de negociação dos trabalhadores foi composta pelo assessor jurídico, advogado Lourival Cunha e pelos diretores do SINDEHOTÉIS-MA Ana Mendonça, José Maria de Jesus, Raimunda Martins e José Benedito. Apesar da organização e presença da representação dos trabalhadores, a ausência do SEHAMA frustrou outra tentativa de avanço nas negociações.

Segundo o SINDEHOTÉIS-MA, a proposta de convenção foi encaminhada ao patronal desde o início de fevereiro. No entanto, até o momento não houve qualquer avanço significativo no processo de negociação. Como consequência, os trabalhadores ainda não receberam o reajuste salarial referente à data-base do mês de maio, acumulando perdas econômicas.

Diante do impasse, uma nova data foi definida pelo Ministério do Trabalho para dar continuidade à mediação: quarta-feira, 4 de junho de 2025, no mesmo local.

O SINDEHOTÉIS-MA reafirma seu compromisso com os direitos da categoria e seguirá atuando com firmeza para garantir condições dignas de trabalho e a valorização dos profissionais da área de hospedagem e alimentação no Maranhão.

Fonte: Ascom Sindehotéis, por Cláudio

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.