O Instituto Nacional de Câncer (INCA), prevê para 2022 em torno de 66,8 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Só no Sudeste do País a estimativa é para pouco mais da metade dos casos, ou em torno de 36,4 mil.
A neoplasia lidera o ranking dos alarmantes dados da doença despontando como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Assim, a prevenção continua sendo a melhor saída para o combate à doença.
No final do século XX é que as autoridades começaram a incentivar as campanhas de combate, redundando na criação do Outubro Rosa, que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo.
Com a necessidade de campanha escolheu-se o mês de Outubro, denominado de Outubro Rosa para o desenvolvimento das campanhas de incentivo às mulheres para que procurassem seus médicos e fizessem exames preventivos, disseminando assim informações sobre os direitos da mulher e a importância de olhar com mais atenção para a sua saúde.
Além de levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento ginecológico, assistência médica e suporte emocional, garantindo a prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.
CONTRATUH adere
Assim que foi lançada a campanha, a CONTRATUH também aderiu e este ano está voltando a chamar a atenção de todas as suas associadas para que participem ativamente deste momento.
No próximo dia 31, através de uma “live” em todas as redes sociais, a diretoria da Mulher e todas as demais lideranças da Confederação, discutirão o tema a partir das 13h30 horas, com palestras e debates em torno do assunto.
“Queremos todos participando e interagindo com perguntas e trazendo informações sobre os procedimentos que cada setor envolvido da CONTRATUH estará dispondo para contribuir com as nossas categorias de trabalhadores”, ressaltou a diretora da Mulher, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, a Mariazinha.
A convocação é também do presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, que convocou todos os seus liderados para que se empenhem e contribuam para que no segmento de Turismo e Hospitalidade, “todos estejam alertas e participem desta importantíssima iniciativa”.
Nunca é demais lembrar que o Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.
Mesmo assim, grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios.
Embora seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam o mês também para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero, por exemplo.
Cada um desses temas e o aspecto jurídico e trabalhista também serão debatidos com profissionais e especialistas da área. Portanto dia 31, às 13h30, em todas as redes sociais da CONTRATUH a “live” do Outubro Rosa, para que todos participem e contribuam com a campanha.
- A foto ilustrativa é do Jardim Botânico, iluminado em rosa, de Curitiba, capital do Paraná, considerada a Cidade Ecológica brasileira