Na semana passada, a presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e secretária de Assuntos da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Sonia Zerino, participou de uma reunião na sede da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em Brasília (DF).
O encontro contou com a presença do secretário executivo da Comissão Nacional para os ODS da Secretária-geral da Presidência da República, Lavito Bacarisa; da articuladora e mobilizadora de rede da Secretaria Executiva, Sandra Sena; e de Alberto Saraiva, representante da sociedade civil e membro da Comissão Nacional ODS. A pauta principal foi a organização da 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o convite às organizações da sociedade civil e aos movimentos classistas para promoverem Conferências Livres, além de participarem das demais etapas do processo conferencial.
Conferência
Convocada pela Portaria SG/PR nº 206, de 23 de dezembro de 2025, a Conferência Nacional dos ODS terá como tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos”. A etapa nacional ocorrerá entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2026, em Brasília, reunindo propostas construídas nas etapas livres, estaduais, distrital e digital.
Durante a reunião, destacou-se ainda a relevância dos eixos transversais que orientarão os debates: fortalecimento da democracia e das instituições, sustentabilidade ambiental, promoção da inclusão social e combate às desigualdades, inovação tecnológica, governança participativa e colaboração multissetorial para o financiamento da Agenda 2030.
Para Sonia Zerino, a Conferência representa um marco histórico na ampliação da participação social e na construção de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. “Temos certeza de que será uma conferência gigante, histórica e muito importante para demarcar que queremos construir um país e um mundo distantes das desigualdades”, afirmou.
*******





