Filiado a:

Nova Central participa, na CNS, da campanha contra a dengue

O suplente da Secretaria Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, Luiz Aníbal Machado, representou a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), quarta-feira (21/2), na 351ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Como membro da Nova Central passou a integrar a lançada Campanha Conselhos Contra a Dengue. Trata-se de uma iniciativa que vai difundir e conscientizar a população brasileira contra os malefícios da dengue e de outras arboviroses, que se tornaram mais um problema de saúde para a população.

O objetivo principal da campanha é a prevenção e tratamento da doença, esclarecendo a todos pela desinformação sobre o assunto. A preocupação maior da campanha é a série de notícias inverídicas sobre eventuais soluções que supostamente podem evitar a dengue ou até controlar a ação do mosquito.

O Ministério da Saúde preocupa-se agora em reforçar que o principal método de eliminar a doença é a destruir os focos de água parada que se espalham pelas cidades, principalmente depois de chuvas constantes e até mesmo o descuido de moradores quanto a vasos e recipientes abandonados em casas e terrenos baldios.

A iniciativa segue a mesma política da Organização Mundial da Saúde, que defende que a escala global do surto, em todo o mundo e especificamente no Brasil, pelo excesso de chuvas e altas temperaturas e pelas mudanças climáticas causadas pelo El Niño, fenômeno atmosférico, com o reaparecimento de tipos de dengue DENV-3 e 4.

O cumprimento da vacinação, orientado pelas redes de saúde, é outro ponto preponderante para que o desajuste climático não afete a vida da população. Os impactos e agravos na saúde do povo brasileiro e as estratégias de enfrentamento aos acidentes e desastres naturais, constam da Atenção Primária à Saúde (APS), que vem sendo cumprida com o máximo interesse pelas autoridades sanitárias federais.

Fontes: Ascom CNS e NSTC.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.