Os sindicatos filiados a Nova Central ganham cursos da chamada Escola do Trabalhador 4.0, onde poderão adquirir conhecimento digital do básico ao avançado em tecnologia da informação, como programação, por exemplo, através da Microsoft.
O convênio foi assinado pelo presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald, e pelo assessor jurídico, Cristiano Meira, na última semana, que oferece uma plataforma on-line para a participação dos trabalhadores.
O encontro, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRT/SP), reuniu representantes das centrais sindicais e do estado de São Paulo, numa conversa sobre capacitação tecnológica com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, o Secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, o Superintendente Regional do Trabalho de São Paulo, Marcus Alves de Mello, e os chefes de fiscalização.
De agora em diante, o movimento sindical passa a fazer parte da parceria do Ministério com a Microsoft.
Os sindicatos devem incentivar a participação dos trabalhadores nos cursos disponíveis.
Recentemente, o MTE anunciou 5,5 milhões de vagas para cursos certificados pela Microsoft e pelo órgão na área de tecnologia da informação (TI). O programa chamado Caminho Digital busca preparar trabalhadores para os novos desafios.
O ministro Luiz Marinho frisou que as portas de todos os órgãos do Ministério do Trabalho, em Brasília, e nos estados, estão abertas para o movimento sindical.
Fonte: Ascom NCST