Na semana passada o Conselho Deliberativo da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) reuniu-se para discutir e aprovar mudanças em seu estatuto. O objetivo é adaptar a estrutura da entidade aos novos desafios do mundo do trabalho, preservando seus valores fundamentais e princípios fundadores.
Entre as alterações, o presidente Moacyr Auersvald destacou a criação de novas diretorias, incluindo áreas estratégicas como meio ambiente e questões climáticas, transformações e inovações digitais/tecnológicas, além da diretoria de diversidade e inclusão de pessoas com deficiência.
“A Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial e Ética será substituída pela Diretoria de Diversidade e Pessoas com Deficiência, que incorporará pautas relacionadas à igualdade racial, étnica, LGBTQIAP+ e acessibilidade. Também houve a criação da Secretaria Nacional dos Contabilistas, acompanhando a fundação da Confederação Nacional dos Contabilistas, que terá representação na Nova Central”, explicou Moacyr.
Além disso, o presidente abordou os desafios financeiros enfrentados tanto pela entidade nacional quanto por suas representações estaduais, que vêm buscando alternativas de sustentabilidade. O estatuto foi atualizado para permitir que todos os filiados possam participar das eleições da Nova Central, independentemente de contribuições financeiras, reforçando a unidade e o compromisso coletivo.
A proposta de modernização estatutária foi aprovada pelos membros do Conselho Deliberativo. Segundo Moacyr Auersvald, a revisão do texto é um passo essencial para fortalecer a representatividade da Nova Central e garantir maior eficiência na condução das ações sindicais.
Fonte: Nova Central por Leidi Silveira
………