Na quinta-feira (27), o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Moacyr Auersvald participou de uma live da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), autora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6309. O documento sustenta a inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) da Emenda Constitucional 103/20, que exige idade mínima para o trabalhador fazer jus à aposentadoria por condição especial de trabalho. Também participaram lideranças das federações filiadas e sindicatos ligados à CNTI.
Moacyr levou o apoio da Nova Central à Confederação filiada: “As providências da CNTI, são as nossas. O governo é outro, mas muita coisa precisa ser mudada no STF e vamos trabalhar pra isso”.
Já José Reginaldo, diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da NCST e secretário de Educação da CNTI afirmou: “É muito importante a ação do movimento sindical nessa situação, como ação prioritária até. É preciso mudar de forma efetiva a reforma da previdência. Por isso, a CNTI ressalta a relevância de debater o tema da aposentadoria em especial junto ao STF. É preciso atenção ao julgamento que será determinante para garantir a saúde, a segurança e a própria vida daqueles que se sujeitam trabalhar em ambientes com riscos físicos, químicos e biológicos”.
Fonte: Ascom NCST
……….