O presidente do Sindehotéis-MA, Luiz Henrique Pereira da Silva, foi um dos convidados a falar durante debates sobre a Negociação Coletiva, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele aproveitou para contar suas experiências e o papel estratégico desse instrumento nas relações de trabalho, mostrando como ele é importante e contribui para a consolidação de direitos trabalhistas e sociais.
O painel temático promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Luiz, no Maranhão integrou a Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
“Momentos como este são essenciais para o fortalecimento do diálogo e da cooperação entre empregadores e empregados, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.”
O encontro serviu para fomentar discussões e aprimorar práticas formais de negociação coletiva. Estavam reunidos especialistas e representantes do setor, trocando experiências e boas práticas.
Com o objetivo de fomentar discussões e aprimorar as práticas formais de negociação coletiva, a iniciativa reuniu especialistas e representantes do setor para compartilhar experiências e boas práticas.
Crescer econômico
Nas relações de trabalho as necessidades de trabalhadores e empresas são fundamentais para o crescimento e a competitividade das empresas brasileiras contribuindo para o desenvolver econômico e social do país. E é isso que se espera nesse momento em que novas relações trabalhistas brasileiras começam ser traçadas e resgatadas.
O contexto econômico e social mudou, mas o sistema de relações do trabalho não foi suficiente nesta evolução. A legislação trabalhista brasileira ainda não é suficiente para contemplar o mundo do trabalho contemporâneo, com as mesmas regras rígidas e onerosas, e muita burocracia, fator que dificulta a competitividade e que ainda sacrifica muito o trabalhador, defendeu o presidente, que também é diretor da Contratuh.
………….