Na segunda-feira, dia 24, mais de 400 mulheres ligadas às Centrais Sindicais e Movimentos Populares e Feministas tiveram um encontro com a ministra Cida Gonçalves, no Sindicato dos Químicos em São Paulo.
Na pauta da reunião foram debatidos perspectivas, desafios e o enfrentamento às desigualdades de gênero. A diretora da Mulher, da Contratuh, Maria Hellmeister esteve presente em nome da Confederação. Participaram também dirigentes das Centrais Sindicais, notadamente da Nova Central.
Houve também a chamada “Caminhada do meio dia” que se tornou uma poderosa mobilização, reunindo mais de 70 cidades representadas e milhares de homens e mulheres pelo fim da violência contra as mulheres. A modelo e atriz Luiza Brunet participou do movimento e caminhou com o grupo pelas ruas da cidade.
Mulher negra
Nesta terça-feira, dia 25, Data consagrada à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, cumpre uma série de agendas em Foz do Iguaçu/PR.
Ao lado de Janja Lula da Silva, da ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; Cida Gonçalves participará do 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas, quando anuncia compromissos com foco nas mulheres.
São eles:
- Protocolo de intenções para a implantação e construção da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Foz do Iguaçu, assinado por Ministério das Mulheres, Itaipu Binacional, Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial e prefeitura de Foz do Iguaçu;
- Aditamento do convênio para reforma da Delegacia da Mulher e do Turista em Foz do Iguaçu, com investimento total, aportado pela Itaipu Binacional, passando de R$ 2,9 milhões para R$ 3.507.641,12;
- Protocolo de intenções assinado por Mulheres e Parque Tecnológico Itaipu para o enquadramento da Fundação à Lei nº 14.611, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres;
- Lançamento de um edital para formação e qualificação de até 80 ideias de mulheres, e a posterior seleção de cinco para a Incubadora Santos Dumont, com aporte de 30 mil reais para desenvolvimento da solução.