A Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo do Ministério do Trabalho e Emprego, realiza dois eventos, na próxima semana, para discutir as oportunidades e os desafios da negociação coletiva.
Ambos ocorrem nos dias 26 e 30 de agosto, no auditório do Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, com a participação de representantes do MTE e entidades sindicais dos trabalhadores e empregadores.
O primeiro será na segunda-feira, dia 26 de agosto, com um painel voltado para entidades sindicais de trabalhadores. Entre os palestrantes confirmados estão Victor Pagani, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e Marcos Perioto, Secretário de Relações do Trabalho do MTE. O painel será mediado por Alcimar Candeias, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Espírito Santo (SRTE/ES).
Na sexta-feira, dia 30 de agosto, acontecerá o painel voltado para as entidades sindicais dos empregadores, com a participação do advogado trabalhista Antônio Galvão Peres e do auditor fiscal do MTE Ronald Sharp. A mediação será de André Grandizoli, diretor de Relações do Trabalho do MTE.
De acordo com o secretário Perioto, as negociações coletivas enfrentam desafios significativos, necessitando de adaptação ao cenário de crescimento econômico e às mudanças ocorridas na legislação trabalhista.
“O ideal é alcançarmos um patamar de equilíbrio entre as demandas dos trabalhadores e as possibilidades das empresas, o que exige habilidades de negociação e diálogo efetivo”, afirma.
Ele também destaca que a negociação coletiva oferece oportunidades valiosas para, por meio do diálogo social, promovendo melhorias nas condições de vida e trabalho dos trabalhadores, impactando positivamente na produtividade das empresas.
“Estabelecendo acordos que beneficiem ambas as partes, contribuímos para a estabilidade e o desenvolvimento sustentável das relações laborais e das atividades econômicas, tanto no nível das empresas, quanto no contexto do país”, complementa.
O Superintendente Regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar Candeias, salienta que os encontros tratam de temas fundamentais para o trabalhador, já que a negociação coletiva permite a construção de acordos que protegem direitos, melhoram as condições de trabalho e promovem a equidade nas relações laborais.
“É um instrumento essencial para equilibrar as demandas entre empregadores e empregados, garantindo voz ativa aos trabalhadores na definição de suas condições de trabalho. A programação oferece uma oportunidade para discussões aprofundadas, com a participação de especialistas em negociações coletivas e diálogo social”, comentou o superintendente regional.
Programa
1 – Painel Negociações Coletivas – Oportunidades e desafios – Entidades sindicais laborais
Data: 26 de agosto de 2024 – Segunda-Feira
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Hotel Senac Ilha do Boi – Vitória/ES
2- Negociações Coletivas – Oportunidades e desafios – Entidades sindicais patronais
Data: 30 de agosto de 2024 – Terça-feira
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Hotel Senac Ilha do Boi – Vitória/ES
Fonte: Ascom MTE.
………