O Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP) promoveu na última semana de novembro, a capacitação “Vigilância em Saúde do Trabalhador: Uma abordagem sobre o câncer relacionado ao trabalho”, direcionada a servidores de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (VISAT) de nove municípios paraenses. O encontro ocorreu na sede do MPT, em Belém, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams.
A iniciativa faz parte das ações do projeto nacional de Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), executado no âmbito do Grupo Especial de Atuação Trabalhista (GAET) por meio da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat). Os profissionais presentes foram alertados e orientados sobre a necessidade da notificação do registro dos diagnósticos da doença, quando relacionada ao trabalho, e dos casos de suspeita, no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN).
A capacitação foi ministrada pelo procurador do Trabalho Élcio Araújo, titular regional da Codemat, que mostrou conceitos e dados sobre a relação entre casos de câncer e o meio ambiente de trabalho. Na oportunidade, destacou ainda o trabalho realizado pela Coordenadoria para a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores.
“Já foram feitas audiências públicas, enviadas recomendações e agora estamos implementando um trabalho mais direto de capacitações e reuniões frequentes com os Cerests e Vigilâncias em Saúde do Trabalhador. Eventos como esse contribuem ainda mais na fixação de um fluxo de trabalho e diminuição das subnotificações de acidentes e adoecimentos no âmbito do nosso Estado”, afirmou o procurador do Trabalho Élcio Araújo.
Entre os participantes do encontro estavam representantes do Cerest Belém e das regionais de Tucuruí, Xingu (Altamira) e Itacaiunas/Tocantins (Marabá); Vigilância Epidemiológica (referência técnica) de Pacajá, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA), Hospital Galileu e do Hospital Regional de Marabá.
Fonte: Ascom MPT
………