Com o objetivo de promover o debate sobre questões relevantes na luta das mulheres por oportunidades iguais no mundo do trabalho, está sendo realizada em Brasília a III Conferência de Gênero, Raça e Diversidade: Contracultura no Trabalho. O evento, em formato híbrido, é promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
A palestra inaugural foi apresentada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que abordou os temas Ancestralidade e Multiculturalismo.
Ela destacou as influências da família no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Lembro nossas raízes, nossa força, pela nossa construção, porque eu sempre digo e repito: tudo o que somos hoje é porque alguém estava na frente cuidando, para que nós estivéssemos onde estamos. Eu devo muito isso a minha mãe, meu pai e minha irmã”, destacando a irmã Marielle Franco, vereadora assassinada a tiros, juntamente com o motorista, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.
Vitória negra
Ainda durante a palestra, a ministra comemorou o que considera uma vitória do Ministério da Igualdade Racial: a assinatura, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (21.3), do decreto que determina que pelo menos 30% dos cargos e funções de confiança do governo federal sejam ocupados por pessoas negras.
A III Conferência de Gênero, Raça e Diversidade: Contracultura no Trabalho, promovida no mês da mulher, e em meio às atividades relativas ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado na terça-feira (21.3), busca a capacitação do público interno do MPT quanto às questões de gênero, raça e diversidade no mundo do trabalho; a conscientização do público externo, a mobilização dos movimentos sociais para tais questões, além do diálogo e participação efetiva da sociedade. O evento é, também, uma oportunidade para que o MPT conheça iniciativas exitosas nas áreas abordadas e estabeleça canais de interlocução para a construção de ações conjuntas com outros órgãos do Poder Público.
………….