(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CENTRAL DOS BENEFÍCIOS

Marcha das Margaridas tem reivindicações monitoradas

Em audiência coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério das Mulheres participou, em parceria com a Coordenação Nacional da Marcha das Margaridas, do monitoramento da pauta de reivindicações da 7ª Marcha das Margaridas. Na sede da Presidência da República, em Brasília, diversas representantes do governo federal e das Margaridas discutiram a realidade das mulheres do campo, das florestas e das águas em todo o Brasil.

O objetivo é continuar o diálogo de agosto do ano passado, quando foi entregue o Caderno de Respostas elaborado pelo governo federal, contemplando as demandas apresentadas pela organização da Marcha das Margaridas. O monitoramento contínuo é fundamental para garantir que as ações previstas no caderno sejam efetivamente implementadas e ajustadas.

Foram quatro sessões temáticas, com a presença de secretários executivos e outros representantes governamentais. Na abertura do evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou a importância do diálogo e da participação ativa das Margaridas na construção de políticas públicas que atendam às suas demandas.

A primeira sessão foi dedicada aos eixos 09 e 10 do caderno de respostas, abordando temas como vida saudável com agroecologia, segurança alimentar e nutricional, além de autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda. A sessão contou com a participação de Kelli Mafort, Secretária-Executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República; Maria Helena Guarezi, Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres; Fernanda Machiavelli, Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Viviana Mesquita, Subsecretária de Mulheres Rurais do MDA.

A segunda sessão concentrou-se nos eixos 10 e 06, que tratam da autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda, além da autodeterminação dos povos, com foco na soberania alimentar, hídrica e energética. A discussão contou com a participação de Alexandre Freitas, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério de Minas e Energia; e Leonardo Dias Morais, Gerente de Projetos da Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego.

A terceira sessão abordou os eixos 04 e 11, focando nos temas de saúde. Participaram representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério da Saúde, como Valcler Rangel Fernandes, Assessor Especial do Gabinete da Ministra da Saúde.

A quarta e última sessão tratou do eixo 03, voltado à violência contra as mulheres no campo, com a presença de representantes do Ministério das Mulheres, do Ministério da Justiça, do Ministério da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

As audiências interministeriais reforçam o compromisso do governo federal com a implementação e monitoramento das políticas públicas que atendem às demandas das Margaridas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas realidades consideradas na formulação das ações governamentais.

 

Fonte: Ascom MMulheres com foto de Raimundo Mendes.

………

 

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.