O presidente Luís Inácio Lula da Silva pode trocar, esta semanaa ministra do Turismo, Daniela Carneiro pelo filiado do União Brasil, Celso Sabino, que tem apoio de um dos líderes do partido, o senador Davi Alcolumbre e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
A troca seria negociada para que o governo consiga maior apoio na Câmara dos Deputados, situação que se agravou desde que o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, que é casado com a ministra Daniela Carneiro, deixou o partido, o que também fez a auxiliar de Lula.
Fontes do Palácio do Planalto informam que a decisão do governo já foi tomada e que Lula deve anunciar a mudança no primeiro escalão após retornar da Bahia, onde passa o feriado, e se reunir com Waguinho.
Daniela Carneiro ocupa uma das três vagas do União Brasil na Esplanada dos Ministérios. Mas, além da legenda não entregar votos esperados no Congresso, a ministra pediu desfiliação do partido há um mês.
A indicação de Daniela para o Ministério do Turismo foi em retribuição dos políticos a Lula na Baixada Fluminense durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo aliados, Lula deve oferecer contrapartidas, até um possível apoio a uma candidatura de Waguinho ao governo do Rio de Janeiro em 2026.
Integrantes da base do governo mais à esquerda ainda tentam fazer com que Lula indique outro nome. Eles alegam que Sabino apoiou Bolsonaro nas últimas eleições, enquanto líderes do centrão tentam convencer o petista a trocar, também, o comando do Ministério da Saúde.
………