Filiado a:

Lula confirma Mercadante no BNDES

Havia a expectativa em torno de novos ministros e de nomes de mulheres no Ministério, mas Lula resolveu confirmar apenas Aloísio Mercadante para a presidência do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento do Extremo Sul.

E no discurso enfático o presidente fez um desafio ao Mercado, perguntando: “O Mercado pode me dizer quando foi que ele ganhou mais do que entre 2003 e 2008?” E ainda lançou a mesma pergunta ao agronegócio, a indústria, os banqueiros e comparou também aos bancários e assalariados em geral”, complementando: “Isso é governar para tudo e para todos!”

O encontro desta terça-feira serviu para a prestação inicial de contas do trabalho de transição de governo que contou com 940 participantes, em 32 grupos de trabalho.

Alckmin e Mercadante mostraram que os levantamentos feitos pela transição não foram nada positivos e tudo indica que será necessário um “revogaço” de atos tomados pelo atual governo e que segundo os estudos precisam ser corrigidos. “Foi uma radiografia do estrago. O termo é realmente estrago feito pelo atual governo nestes últimos quatro anos”, disse Lula criticando as ações de Bolsonaro.

Mercadante anunciou que pelo menos 23 páginas foram levantadas de ações que precisam ser corrigidas.

No seu pronunciamento Lula também informou que as maiores prioridades do seu governo serão a Educação Básica e a Saúde”. E garantiu que vai acabar com as privatizações, para depois anunciar o nome de Mercadante no BNDES.

Moro e Bolsonaro

O presidente também não esqueceu o tempo em que foi condenado e preso. Considerou que isso foi fruto de uma “grande mentira de grandes mentirosos que convenceram a tudo e a todos de que eles estavam corretos, referindo-se a Moro e Dallagnol. Prometeu que não fará vingança, pois não foi eleito para isso.

“Esses que me condenaram não vão andar de cabeça erguida como eu ando hoje”

E sobre Bolsonaro foi duro nas críticas, chamando-o de anômalo, irracional e insensível, devendo carregar a culpa pela morte de centenas de pessoas pela negligência ao não aceitar o que dizia a ciência e a Organização Mundial de Saúde.

Assessores

Como Lula não anunciou nenhum nome de novo ministro, apenas de Aloísio Mercadante, como presidente do BNDES, o ministério presidencial ficam com aqueles nomes até agora confirmados:

– Ministério da Fazenda: Fernando Haddad

– Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro

– Ministério da Justiça: Flávio Dino

– Ministério da Casa Civil: Rui Costa

– Relações Exteriores: Mauro Vieira

– Presidente do BNDES – Aloísio Mercadante

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.