Filiado a:

Live da CONTRATUH vai gerar cartilhas para consulta

A live realizada pela CONTRATUH, na tarde desta segunda-feira, com o tema “Outubro Rosa” será potencializada para o alcance de mais trabalhadores que não tiveram a oportunidade de participara das esclarecedoras palestras dadas pela médica Albertina Duarte Takiuti e pela advogada Jéssica Marques de Rezende, Diretora da Infância, Adolescência, Juventude e Gênero, da CONTRATUH.

“O excelente conteúdo apresentado nas duas manifestações é extremamente enriquecedor para nossos filiados. Assim, em breve ambas as palestras serão transformadas em proveitosas cartilhas, que serão disponibilizadas neste site e nas redes sociais de alcance da CONTRATUH”, explicou o presidente Wilson Pereira.

Câncer de Mama
A palestra da médica Albertina Duarte Takiuti esmiuçou, de forma bastante didática, quais os procedimentos que cada pessoa acometida pelo câncer de mama pode proceder para detectar a doença antes mesmo que ela se alastre e seja um problema fatal. “Hoje temos uma média diária de 182 mortos de mulheres por dia, vítimas do câncer de mama”, relatou Doutora Albertina.

Ela lembrou que o simples teste individual é capaz de reduzir sobremaneira os riscos. “Mas é preciso que as pessoas não percam tempo e na menor desconfiança vão ao médico e contribuam para reduzir o número de casos, que é exageramente alto”, advertiu.

Mulheres negras e brancas que moram na periferia das cidades, pela desigualdade social são as mais vulneráveis, garantiu a médica. Mas ela informou também que tem se desdobrado para incentivar que cada vez mais o SUS e o Ministério da Saúde ajudem no atendimento e no combate a este mal.

Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e principalmente a obsidade contribuem com os mais altos índices de contaminação, aliados principalmente a alimentação inadequada e a falta de acesso ao sistema de saúde.

“É fundamental que as mulheres consultem, pelo menos uma vez ao ano o seu ginecologista”, frisou ela.

Legislação
A palestra da advogada Jéssica Marques de Rezende, foi igualmente riquíssima em ampla legislação que favorece as trabalhadoras e trabalhadores, portadores de câncer de mama. Hoje os homens também são vítimas do mal. Só no ano passado 514 homens morreram de câncer mamário.

Doutora Jéssica reuniu toda a legislação possível, desde as determinações legais para o afastamento do trabalho para realizar exames e consultas médicas, até benefícios que vão da isenção de Imposto de Renda, quitação de financiamento de imóveis, isenção de IPTU, a obrigatoriedade das redes públicas de saúde, darem todo o respaldo para o tratamento e até a reconstituiçao da mama quando for o caso.

Tudo isso vai fazer parte da cartilha que será divulgada em breve pela CONTRATUH, a fim de que todos tenham acesso a legislação e direitos previstos.

A diretora da Mulher, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, a Mariazinha, saiu muito impressionada com as informações repassadas e já se prepara para uma nova live, agora pensando no Novembro Azul, dando especial atenção para o combate ao Câncer de Próstata, que é outro tema relevante e que acomete muitos homens. “Como são doenças preveníveis, a informação é fundamental. E o nosso papel será de orientar sempre os nossos filiados para que tenhamos sempre cuidados redobrados com a saúde de todos”, explicou.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.