A fachada do edifício-sede da Justiça Federal do Paraná ganhou iluminação azul em adesão à Campanha Novembro Azul. O objetivo é reforçar a importância da realização do diagnóstico precoce da doença, incentivando os homens a cuidarem da própria saúde, promovendo hábitos que auxiliam na prevenção da doença. O prédio ficará iluminado durante o mês todo.
Além de disseminar o movimento para o público externo com a fachada em cor azul, a JFPR realiza algumas ações internas para magistrados e servidores. Para todas as Subseções do Estado, será transmitida via Zoom palestra sobre saúde do homem; além disso, cartazes alusivos à campanha foram fixados nos elevadores como um lembrete da importância do diagnóstico do câncer de próstata. A Subseção Judiciária de Umuarama, por exemplo, instalou arco de balões na entrada do prédio, visando incentivar o movimento.
A Campanha Novembro Azul teve início em 2011 com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata surgem por ano.
Por conta do preconceito que envolve o exame preventivo, muitos homens são diagnosticados quando a doença já se encontra em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Fonte: Portal Unificado