Filiado a:

Instituto BRF alerta para o desperdício de alimentos

Cerca de 3,9 bilhões de toneladas de alimentos são produzidos anualmente em todo o mundo. Dentre este montante, 1,3 bilhão de toneladas são perdidas ou desperdiçadas, o que equivale a mais de 30% de toda produção mundial de alimentos para consumo humano. Ou seja, aproximadamente 1/3 de todos os alimentos produzidos são perdidos antes mesmo de serem comercializados.

Ainda de acordo com o último relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo” (SOFI), publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só no Brasil, 70,3 milhões de pessoas estiveram em estado de insegurança alimentar moderada e 21,1 milhões de pessoas passaram por insegurança alimentar grave, caracterizado por estado de fome.

Para contribuir com a redução desses indicadores, é preciso aumentar a conscientização sobre a importância de maior eficiência nas cadeias produtivas a fim de reduzir as perdas o desperdício.

Desperdício

Ciente de seu protagonismo no segmento de alimentos, a BRF – uma das maiores companhias de alimentos do mundo, presente em 127 países e dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy – reforça em sua jornada sustentável, ações efetivas para contribuir com a redução das perdas e do desperdício em sua cadeia de valor.

Com um modelo de gestão integrada, a BRF vem atuando por meio de estratégias que vão de ponta a ponta em sua cadeia produtiva. “Como protagonistas no segmento de alimentos, quanto mais eficientes formos em nossos processos, menos desperdício teremos. Essa gestão é essencial para evoluirmos nessa agenda”, afirma Alessandro Bonorino, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF e presidente do Instituto BRF.

Baseada na pesquisa realizada pela Fundação Egydio Setúbal sobre “Perdas e Desperdícios de Alimentos: causas principais”, que contou com apoio do Instituto BRF, a companhia passou a adotar medidas táticas para reduzir o desperdício e seus impactos.

Atuação

O processo de beneficiamento de grãos, como limpeza e secagem, contribui com a preservação da qualidade dos insumos, além do controle de pragas e boas práticas de armazenagem.

Na agropecuária, investimentos em capacitação técnica e treinamentos aos produtores integrados e oficiais de Bem-Estar Animal proporcionam melhorias nos indicadores de produtividade e evitam perdas nessa etapa da cadeia.

Com o Programa de Excelência Operacional, a companhia vem ampliando sua eficiência nas unidades fabris, analisando as operações hoje realizadas e implementando melhorias que proporcionam redução de perdas. No segundo trimestre desse ano, a BRF reduziu em 36,8% as perdas operacionais em relação ao mesmo período de 2022.

Quanto à logística e distribuição, a BRF conta com mais de 5 mil caminhões e 22 mil viagens mensais. Por meio de seu sistema de monitoramento de frota, acompanha todas as mercadorias possibilitando análises em tempo real das variações de temperatura nos caminhões, prevenindo a perda de cargas por ausência de refrigeração.

O aumento do nível de serviço de loja é uma das estratégias que também contribui com o tema. Com a maior presença de promotores nas lojas, resulta-se em uma melhor execução comercial refletida na expansão do sortimento, espaço em gôndola e na maior aderência aos preços sugeridos, e por consequência o aumento no giro dos nossos produtos nos pontos de venda.

Em sua divisão de Ingredientes, a empresa agrega valor às matérias-primas da cadeia produtiva e alavanca a economia circular por meio da inovação, gerando ingredientes de alta performance aos mercados de Food Ingredients, Animal Nutrition e Human Health.

Comunidades Sustentáveis

Por meio do Instituto BRF, aceleradora de projetos sociais da BRF, a companhia atua em três frentes para reduzir o desperdício de alimentos nas comunidades onde está presente: fomento à pesquisa e à inovação, conhecimento e habilidades, e ações de cultura e engajamento.

Por meio de programas de capacitação e do Programa Voluntários BRF, projetos em parceria com startups, negócios de impacto e organizações da sociedade civil, o Instituto BRF já alcançou mais de 558 mil pessoas, promovendo a agenda de educação para redução do desperdício de alimentos.

“É muito importante ressaltar a importância da conexão entre a BRF e seus stakeholders em cada elo da cadeia quando olhamos para a redução de perdas e desperdício, uma vez que o impacto das ações é sempre maior quando trabalhamos em conjunto”, finaliza Bonorino.

Fonte: CNN BR

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.