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Idosos ganham tratamento vip do turismo brasileiro

Para ajudar a garantir a adequada recepção, no Brasil, do público com mais de 60 anos de idade e aumentar a consciência quanto aos desafios do envelhecimento, entre outros objetivos, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos” .

O guia reúne orientações úteis a prestadores de serviços do ramo, como identificar necessidades específicas; tratar esse público com dignidade e respeito, e fazer que ele tenha prazer em viajar – principalmente durante a baixa temporada, quando há menos fluxo nos atrativos turísticos.

A publicação também indica a necessidade de se ouvir e aprender com as experiências de turistas idosos, além de estimular a participação dessas pessoas em atividades recreativas, de modo a aumentar a sensação de bem-estar físico. Outras recomendações incluem proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades, além de posturas como consideração, compreensão e amabilidade, a fim de permitir que o visitante 60+ se sinta acolhido.

Adaptações

O guia aponta a relevância de itens de segurança, a exemplo de pisos antiderrapantes e da existência de corrimões em escadas. Áreas de lazer, de ginástica, saunas, auditórios, salas de jogos e convenções devem ser acessíveis, de modo a transmitir segurança. No caso de piscinas, recomenda-se que o acesso à água ocorra por meio de degraus, rampas ou equipamentos de transferência, bem como a instalação de barras de apoio nas bordas internas.

Quanto a meios de transporte, a cartilha lembra que a legislação brasileira assegura assentos preferenciais, meios de acesso devidamente sinalizados e espaços específicos de atendimento em terminais, estações e pontos de parada de veículos. A garantia de acessibilidade nos meios de transporte engloba adequações como o nivelamento do piso entre ônibus e calçadas, além da previsão de lugares especiais a passageiros idosos.

Incentivo

O MTur desenvolve várias ações a fim de estimular o brasileiro – incluindo turistas 60+ – a viajar pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas que engloba o aumento da oferta de voos e a opção de escala (“stopover”), já disponível em várias cidades. Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas.

Fonte e foto: Ascom MTur, por André Martins

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