Filiado a:

IA vai auxiliar nas sentenças da Justiça do Trabalho

O Galileu, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), é uma ferramenta inovadora que utiliza inteligência artificial generativa para auxiliar na criação de rascunhos de decisões judiciais. Recentemente, sua utilização foi liberada para toda a Justiça do Trabalho no Brasil, com o objetivo de agilizar processos, promover a uniformização das decisões e aumentar a eficácia no julgamento das demandas.

A plataforma funciona como um assistente digital, realizando análises automatizadas de petições e respostas processuais. Além disso, organiza dados de forma estruturada e propõe minutas de sentença com os tópicos dispostos de maneira coerente. Cada seção inclui informações sobre as demandas e argumentos das partes, bem como referências jurídicas, como jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), precedentes relevantes e histórico de decisões do magistrado.

Inicialmente testado no TRT-4 em 2023, o sistema foi homologado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que oficializou sua implementação em todos os Tribunais Regionais do Trabalho. O SETIC/CSJT e o TRT-4 garantem suporte contínuo para assegurar a confiabilidade e eficiência da plataforma.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.