O Ministério do Turismo anunciará um programa para baratear os preços de passagens aéreas para aposentados, trabalhadoras domésticas e outros grupos. Na live semanal de segunda-feira a novidade veio do presidente Lula que não deu mais detalhes sobre o projeto.
Mas o Turismo prevê que este programa é uma ramificação do “Voa Brasil”, já anunciado em março passado.
Classes especiais
O programa ‘Voa Brasil’ começa por aposentados e pensionistas. Servidores públicos também entram na lista inicial e, depois o plano será estendido a outros públicos. A ideia baratear os custos na baixa temporada.
Uma única pessoa só poderá comprar até quatro rotas, ou duas idas e duas voltas. Cada trecho terá o custo de R$ 200. Não poderá participar do programa quem viajou nos últimos 12 meses imediatamente anteriores. A justificativa é abranger para o público que não costuma viajar via aérea. O governo vai rastrear, por CPF quem não viajou no último ano.
Hotéis
Além do custo das passagens aéreas, o Ministério do Turismo estuda baixar ainda as diárias em hotéis. A previsão é que este segundo programa seja lançado oficialmente agora em agosto. Com a posse oficial do novo ministro Celso Sabino, devem chegar as novas notícias já adiantadas pelo presidente Lula. Só para o ‘Voa Brasil’ o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, está estimando uma oferta de 1,5 milhão de passagens aéreas por mês. Segundo o ministro França, as companhias Latam, Gol e Azul já aderiram ao projeto.
Fontes: ICL e O Globo
……….