Filiado a:

Gastronomia e Hospedagem, do Tocantins, praticam atos antissindicais

Funcionários das áreas de Gastronomia e Hospedagem, de Tocantins estão sendo coagidos a se desfiliarem do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurantes do Tocantins (SINGAREHST) segundo denúncia da entidade. Patrões interpelam trabalhadores, desrespeitando a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou constitucional a cobrança da taxa assistencial para a subsistência dos sindicatos.

A decisão do STF, reforça o direito à liberdade sindical, torna ilegais quaisquer tentativas de pressão ou coação para que os trabalhadores se desvinculem dos sindicatos. Relatos indicam que empresas e contabilidades do Tocantins, contra essa determinação, mentem aos trabalhadores para induzir e coagir empregados com retaliações caso permaneçam filiados ao SINGAREHST.

A prática preocupa, pois atinge não só os direitos fundamentais dos trabalhadores, mas também fere o espírito democrático e de livre associação definidos na Constituição Federal. O SINGAREHST está investigando e promete coibir as práticas, propiciando a proteção dos direitos dos trabalhadores molestados.

Segundo o Sindicato, não é apenas um caso isolado, pois além disso, o SINGAREHST orienta os empregados a manterem-se informados sobre seus direitos e a procurarem a entidade em caso de dúvidas ou suspeitas de violações.

Este é um momento crucial para a garantia dos direitos trabalhistas e sindicais, e a sociedade civil espera que as denúncias sejam apuradas de maneira rigorosa, respeitando os princípios fundamentais que regem a legislação brasileira.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.