No dia 1º de julho, representantes do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região se reuniram com o prefeito André Vechi para discutir demandas prioritárias da classe trabalhadora. O encontro, solicitado em fevereiro, ocorreu no gabinete do Executivo e foi conduzido pelo secretário do Fórum, Joci Luís de Souza.
Entre os principais temas abordados estiveram:
- Cotas de exames pelo SUS para trabalhadores atendidos nas sedes sindicais, com o objetivo de desafogar as filas das UBS. O procurador-geral do município, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, explicou que a proposta, nos moldes atuais, é legalmente inviável, mas abriu a possibilidade de discutir um novo modelo com a Secretaria de Saúde.
- Vagas integrais em creches: os dirigentes questionaram os novos critérios de concessão. Segundo a prefeitura, a mudança foi necessária após acordo com o Ministério Público para zerar a fila de espera, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade.
- Participação no Conselho Municipal de Transporte: o Fórum foi excluído da nova composição. O prefeito reconheceu a falha e determinou a correção.
Também foram discutidas melhorias no transporte público e na infraestrutura urbana. O prefeito anunciou a publicação, ainda em julho, de edital para concessão do serviço com tarifa de R$ 3,50, construção de quatro subterminais urbanos e implantação de um sistema inteligente de monitoramento viário, com câmeras 360º acopladas a caminhões de coleta.
Além disso, Vechi apresentou planos de modernização da iluminação pública com tecnologia LED, ampliação do videomonitoramento e novas obras, como a continuidade da avenida Beira Rio.
O Fórum Sindical reforçou a importância da parceria com o poder público e seguirá formalizando as reivindicações em prol dos direitos e da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da região.
………