Filiado a:

FIM DE ANO TRAZ O CONTRATO TEMPORÁRIO

E vem aí mais uma temporada de Natal, Ano Novo, movimentação intensa no comércio. Nesta época as empresas abrem vagas dentro dos chamados “contratos de trabalho temporário”, uma prática utilizada para suprir uma necessidade temporária do empregador, sem que seja estabelecido um vínculo empregatício permanente.

No modelo de contratação é necessária a presença de uma empresa intermediadora ou agenciadora que servirá como uma ponte na contratação. Essa empresa colocará à disposição de outras empresas a mão de obra.

Formas de contrato

Os contratos de trabalho temporário são de natureza transitória e prazos que não poderão exceder 180 dias, consecutivos ou não, com prorrogação de até 90 dias, também consecutivos ou não. Excedendo esse período, passa a valer o contrato de natureza indeterminada.

Geralmente dos contratos temporários surgem muitos empregos fixos. O trabalhador, geralmente chega com esta finalidade. Mas é preciso ficar atento e construir um bom relacionamento, desde que seja vantajoso para as duas partes.

É muito importante você buscar conhecer as pessoas que fazem parte de sua equipe, ou seja, aumentar ainda mais suas conexões, criar laços com pessoas que agregam em sua carreira. Saiba cultivar estes relacionamentos dentro do seu trabalho.

Se você vai assumir uma vaga temporária, procure estar envolvido nas atividades, desempenhe da melhor forma o seu papel. Dê sempre o seu melhor, seja proativo, procure resolver as demandas que surgirem. Não se deixe levar por distrações durante o trabalho.

É importante envolver-se com a cultura organizacional da empresa. Busque entender o funcionamento da empresa, os costumes, regras. A comunicação, como a empresa se relaciona com os clientes.

Quanto mais claro estiver para você a sua função, mais chances você terá de definir seus objetivos na empresa. Estabeleça sempre metas pessoais e profissionais.

Como se comportar

E aqui vão algumas orientações para quem quer se dar bem nesta nova atividade:

Evite celular cuidado com as redes socais. Mesmo que esteja sem muito movimento ou trabalho, não fique “pendurado” no telefone conversando ou vendo redes sociais. Procure concluir suas tarefas no prazo determinado, sem postergar a entrega.

Evite sair fora do horário do intervalo para fumar, pois isso pode prejudicar a sua avaliação junto ao empregador. Evite chegar atrasado no trabalho ou faltar muito e sem justificativa. Pontualidade e assiduidade fazem parte do perfil desejado pelas empresas. Evite falar mal dos seus empregadores anteriores. Lembre-se que você está sendo avaliado o tempo todo. Não chegue ao trabalho com as roupas ou uniforme bagunçados, sujos ou amassados.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.