O Plenário Ipê do TRT-GO recebeu, em 25 de novembro, o Encontro Regional de Negociação Coletiva, iniciativa do Ministério do Trabalho que integra a Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva. O evento reuniu sindicatos, empregadores, autoridades e auditores fiscais para debater práticas e desafios da negociação coletiva, sempre com foco na defesa dos direitos e na valorização do trabalhador.
Diálogo
Autoridades do MTE, MPT e TRT-GO reforçaram que a negociação coletiva é instrumento essencial para equilibrar relações laborais e evitar a judicialização de conflitos. A procuradora-chefe do MPT, Milena Cristina Costa, alertou para a necessidade de representantes públicos terem poder real de negociação, enquanto a deputada estadual Bia de Lima destacou que modernizar relações de trabalho não pode significar perda de direitos, sobretudo para os mais vulneráveis.
Voz do trabalhador
Na mesa de debates, o presidente do Sindipetro, Ageu Cavalcante, lembrou que o trabalhador precisa estar preparado para negociar em pé de igualdade com o empregador, que dispõe de estrutura técnica e jurídica. Ele reforçou que convenções e acordos coletivos são conquistas que ampliam direitos e que o diálogo é a essência da negociação coletiva.
Reconhecimento
O encontro também premiou os melhores negociadores coletivos de 2025, valorizando práticas que fortalecem o diálogo e asseguram conquistas para os trabalhadores. O destaque no segmento laboral foi para o Sindicato Intermunicipal dos Empregados no Comércio Hoteleiro do Estado de Goiás, representado por Marlos Luz da Silva, reconhecido pelo volume e qualidade dos acordos firmados.
*********





