Estão abertas as inscrições ao projeto “Entre Nós, Candidatas”, por iniciativa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), em parceria com organizações da sociedade civil, que vai oferecer encontros virtuais de acolhimento psicossocial para mulheres expostas à violência política de gênero e raça durante a campanha eleitoral de 2024.
O objetivo é criar um clima eleitoral favorável para as mulheres candidatas às eleições municipais deste ano. As interessadas devem ser inscrever por meio de formulário até o dia 16 de agosto.
A violência política de gênero é um fenômeno que explica, em parte, a baixa representatividade política de mulheres, funcionando tanto como causa de desistência para aquelas que já atuam politicamente, quanto como razão para aquelas que, mesmo em posições de liderança, não participam da atividade política institucional.
Funcionamento
O “Entre Nós, Candidatas” funcionará por meio de três eixos: um eixo central, de acolhimento psicossocial, e outros dois eixos complementares, de pesquisa e informação.
No acolhimento, as participantes receberão orientações psicossociais que tenham reflexos na saúde mental, autoestima, segurança e autonomia, e informações sobre direitos e serviços de enfrentamento das violências. Serão quatro encontros no período pré-eleitoral e dois no período pós-eleitoral, com periodicidade quinzenal.
Os encontros serão realizados nos dias 21 de agosto; 4 e 18 de setembro; e 2,16 e 30 de outubro, sempre das 18h às 20h30. (cronograma sujeito a alterações)
O eixo de informação contemplará a produção e distribuição de material relacionado à violência política de gênero, para que as candidatas e suas redes de apoio consigam identificar os comportamentos dos agressores, entendam os seus impactos e possam tomar as medidas cabíveis. O material também será transformado em conteúdo para as redes sociais, com intuito de disseminar informações sobre o tema para o público em geral.
No eixo de pesquisa, o “De Olho nas Urnas”, projeto da Universidade Federal de Goiás, será responsável por coletar e analisar dados sobre igualdade de gênero nas eleições municipais deste ano, a fim de produzir indicadores que colaborem para a elaboração de políticas públicas de suporte psicossocial para mulheres em ambientes políticos.
Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara.
Observatório
O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) foi criado para monitorar indicadores e centralizar estudos sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal. Está vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher.
Fonte: Ascom Câmara