Liderados pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, dirigentes da entidade estão em Genebra, na Suíça, para a reunião dos comitês da Mulher e do Trabalhador Jovem, além do encontro deliberativo dos comitês Diretivo Estratégico e Executivo da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA. Com lideranças sindicais de mais de 60 países presentes, a UITA pretende destinar ações para os próximos anos a fim de garantir melhores condições de trabalho para os 14 milhões de trabalhadores que representa em todo o mundo.
Em seu pronunciamento, o presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, denunciou os ataques aos trabalhadores proposto pelo atual governo brasileiro. “Os desrespeitos às leis têm sido uma prática constante do governo Bolsonaro. Entendemos isso pelas ações que ele vem praticando contra os trabalhadores, tudo indica que estamos caminhando para o caos. Agora é hora de intensificar nossa luta contra a Reforma da Previdência, que faz com que os trabalhadores dificilmente consigam se aposentar. O objetivo desta reforma é privatizar a questão previdenciária, ou seja, quem quiser se aposentar vai ter que pagar a aposentadoria privada”, destacou.
A CONTRATUH e a UITA unem forças de articulação com outras organizações para identificar problemas e desafios semelhantes que acometem trabalhadores ao redor do mundo e, com isso, ganham força política e aumentam as condições de representação da classe trabalhadora. Compõem a delegação brasileira em Genebra o presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira, o vice-presidente da entidade, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, a diretora da Mulher, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister e a diretora da Infância, Adolescência, Juventude e Gênero, Jéssica Marques de Rezende.