Filiado a:

Diretoras da Contratuh visitam Casa da Mulher Brasileira

As diretoras da Contratuh Rejane Cabral, de Santa Maria (RS) e  Maria dos Anjos Hellmeister (SP) estiveram esta semana na Casa da Mulher Brasileira, recebidas pela presidente Ana Cristina.

A Casa da Mulher é uma entidade de cunho social que atende hoje cerca de 2.200 mulheres por mês, em situação de risco, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Atua em São Paulo desde 2019. Nela há serviços da primeira delegacia, promotoria de defesa e juizado de mulheres e de menores.

Sua atenção é para o programa guardiã Maria Penha, que é considerada a terceira melhor legislação do mundo, em defesa da mulher.

Proporciona alojamento de passagem para aquelas que se encorajam em fazer denúncias e não podem retornar às suas casas. Presta atendimento multifuncional, dispondo de 40 profissionais, entre os quais se destacam médicos e psicólogos.

Promove jogos, festejos de final de ano, carnaval e abrigo geral nos momentos de aumento do índice de violência.

Ali funcionam também oficinas com mulheres no tempo de acolhimento, que varia de 48h a até sete dias, oferecendo vagas ou mercado de trabalho em convênio com o setor empresarial.

Métodos

No atendimento de casos de violência, a vítima passa por consulta psicológica, é ouvida, sem julgamentos ou gestos que concorram para a exposição da violência.

Mesmo que a mulher retorne ao convívio do companheiro agressor, ela regressa preparada e mais fortalecida, sabendo que tem uma saída e amparo nesta situação

Há extremo cuidado com a legislação, diferenciando tratamento de adolescentes e crianças. No caso das crianças, todas são visitas monitoradas por assistente social ou psicólogo. Há também serviços de atendimento direcionado ao acompanhamento dos homens. Neste caso ONGs atendem os homens envolvidos em violência.

O objetivo da Casa de Mulheres, no apoio que oferece, fortalece a mulher para quebrar o ciclo de violência. E tudo sob o tema “Direito eu tenho, quero igualdade e respeito”.

As diretoras da Contratuh Rejane e Mariazinha, saíram impressionadas com o trabalho desenvolvido pela Casa de Mulheres e parabenizaram o excelente atendimento da presidente Ana Cristina, que recepcionou ambas com extrema fidalguia.

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.