Filiado a:

Dia do Turismo e do Turismólogo e as perspectivas do setor

Hoje, 27 de setembro o calendário aponta o Dia Mundial do Turismo e dia do Turismólogo. A Confederação Nacional de Turismo e Hospitalidade – Contratuh cumprimenta toda a classe profissional que atua na área. O presidente Wilson Pereira, destaca a importância do setor no desenvolvimento brasileiro e felicita quem está no setor há anos, os que estão entrando agora e os que pretendem se formar para prestar bons serviços na área.

Profissionais

Agências de viagens, hotéis, cruzeiros, eventos, empresas aéreas ou clubes. Quem trabalha com Turismo tem tanta área de atuação diferente que fica até difícil escolher.

Um mercado amplo significa também mais oportunidades! Muito embora ainda não tenha desenvolvido totalmente seu potencial, o Brasil tem muito a oferecer no seu turismo e isso só se fortalece.

Com gigantescos eventos esportivos dos últimos anos e a adaptação na infraestrutura de aeroportos e hotéis e pousadas, as cidades ajudaram a catapultar na carreira do profissional de Turismo.

Turismólogo

Trabalhar com Turismo é fascinante. Um turismólogo é aquele vive viajando, descobrindo novos mundos, frequentando as praias mais bonitas do planeta e se hospedando nos melhores hotéis.

Na prática não é bem assim. Trabalhar com turismo não significa só conhecer belas paisagens ou cenários históricos. A atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa. Para se dar bem nesse mercado será preciso investir bastante em estudos e pesquisas.

O profissional de Turismo pode atuar em muitos ramos. Isso inclui, por exemplo, visitar e negociar os locais de realização de determinados eventos (congressos, feiras, seminários, cursos, etc.), conhecer os hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir a companhia aérea, a empresa que fará o traslado do aeroporto ao local de acomodação, a alimentação, os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

E não para por aí. O profissional ainda tem que planejar o roteiro, a quantidade de pessoas, os horários de saída e chegada, a rota, dar explicações sobre a história e as particularidades do lugar, organizar o horário de retorno, conferir se todos estão presentes, conhecer bem locais que possam prestar pronto-atendimento, etc.

É um trabalho que exige tanto um espírito administrativo e organizador quanto o desbravador, aquele que gosta de explorar novos locais.

Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, dado que grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Latina.

Mercado

O mercado de Turismo tem um grande potencial no Brasil, mas ainda não é plenamente explorado. Para se ter uma ideia, a França recebe em média 83 milhões de turistas por ano. No Brasil esse número é de pouco mais de 6 milhões. Bem abaixo de países como México (30 milhões), Malásia (28 milhões) e Arábia Saudita (19 milhões). Os dados são do Ministério do Turismo.

A boa notícia é que o número de visitantes vem aumentando ao longo dos anos. A desvalorização do real frente ao dólar deve atrair ainda mais turistas. Ou seja: podemos esperar também um aumento no mercado de trabalho para os turismólogos no Brasil.

Os empregadores mais comuns hoje são:

Agências de turismo

Hotéis e restaurantes

Empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado, etc.)

Empresas de produção e execução de roteiros turísticos

Coordenação de eventos

Consultoria a empreendimentos turísticos

Empresas de marketing de turismo.

E então? Vai se habilitar?

Fonte: Guia de Carreira.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.