Filiado a:

CONTRATUH REALIZARÁ ‘LIVE’ “OUTUBRO ROSA, SEM LIMITES”

Em reunião de diretores da CONTRATUH, ficou definido para o próximo dia 31 de outubro, segunda-feira, das 13h30 às 17h30, uma “live” sobre o “Outubro Rosa”, que para a Confederação passará a ser “sem limites”.

“Entendemos que a comemoração de alerta se encerra em outubro. No entanto o combate ao câncer de mama é constante e sem prazos. Portanto escolhemos o último dia do mês para discutirmos o tema e ampliarmos a prática infinitamente”, destacou o presidente Wilson Pereira.

“Há uma grande preocupação quanto ao alastramento desta doença entre as profissionais da área e para tanto as questões médicas, psicológicas e jurídicas precisam ser exaustivamente debatidos a fim de que a CONTRATUH possa ser mais um ponto de apoio para quem for acometida desta doença”, destacou a diretora Maria dos Anjos Mesquita (Mariazinha), diretora da Mulher.

Já a diretora da Infância, Adolescência, Juventude e Gênero, Jéssica Marques de Rezende, comentou sobre vários aspectos jurídicos que ainda não contemplam em sua plenitude todas as necessidades da mulher doente de câncer da mama. Observou questões psicológicas, como o abandono e muitas vezes a falta de amparo às mulheres. “Temos que encontrar os meios e o caminho para essas pessoas através de uma rede auxiliar que as ampare até os pós-tratamento, pelas sequelas que ficam, da doença.

A “live” será repleta de informações, envolvendo palestras, debates e discussões sobre o tema, com uma programação oficial que deverá ser definida nos próximos dias.

Participaram do encontro virtual: Wilson Pereira, presidente; Moacyr Roberto Tesch Auersvald, vice-presidente; Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, diretora da Mulher e Genero; Vera Lêda Ferreira de Morais, Diretora de Assuntos Previdenciários; Jéssica Marques de Rezende, Diretora da Infância, Adolescência, Juventude; Rejane Cabral, futura diretora executiva da área de Turismo e casas de diversões e assessores.

O câncer de mama

O câncer de mama é o que mais mata entre todos os cânceres. Os números são do Brasil, divulgados no fim do mês passado pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Os óbitos por câncer de mama vêm ocupando o primeiro lugar no Brasil, representando 16,3% do total. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,6%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%) (INCA, 2022).

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.