Se outubro foi o mês de cuidar do câncer da mama, novembro se volta para o lado masculino da sociedade e traz o debate sobre o câncer de próstata.
O diagnóstico é muito claro: “90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente, por isso a necessidade do rastreamento na população masculina”.
Mas o tabu da masculinidade, pelo considerado incômodo exame de toque que consegue detectar o câncer em estágios iniciais, ainda é uma barreira para muitos homens
“O preconceito já diminuiu bastante, porém ainda existe uma parcela da população que não aceita fazer o exame. Segundo o INCA, em 2020 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Então, deixando o preconceito de lado e fazendo, 90% desses casos podem ser curados”, destaca o médico Daniel Pinheiro Ferreira, Grupo Hapvida Notredame Intermédica, ouvido pelo site G1, do Grupo Globo.
Mas é preciso quebrar tabus, pois o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil.
Neste mês de novembro, a campanha de conscientização do problema busca desmistificar algumas ideias relacionadas ao exame de detecção da doença, já que este é alvo de preconceitos que podem ser prejudiciais para toda a sociedade.
Por se tratar de uma doença na maioria das vezes assintomática, o especialista alerta que, “quando há alguma manifestação, significa que ela já está numa fase mais avançada”. Portanto, a rotina de cuidados com a saúde que inclui visita regular ao médico e a realização anual do exame de toque ou o de dosagem do PSA, aliada a hábitos de vida saudável, com realização de atividade física e alimentação balanceada, devem ser seguidas continuamente.
Assim como fez com o Outubro Rosa, com uma live extremamente esclarecedora, a Contratuh já está se preparando para um igual programa para este mês de novembro. “Vamos montar uma comissão, como aconteceu no mês passado, quando garantimos grande sucesso nas palestras e promover um momento de debate com especialistas para clarear o entendimento de nossos filiados”, destacou o presidente Wilson Pereira.
A data ainda será definida e tão logo tenhamos a conclusão dos estudos, quem acompanha nossas redes sociais será informado e atualizado.