Filiado a:

Contratuh destaca o Dia do Professor

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Wilson Pereira, ressaltou hoje o Dia do Professor, data comemorada há longos anos no Brasil, em homenagem a uma das mais notáveis profissões, formadora de tantas outras e que se destaca pela sua singeleza e ao mesmo tempo pela notoriedade que é a formação básica dos estudos de qualquer segmento social.

Wilson não apenas lembrou a data, como ressaltou que o professor deve ser respeitado e valorizado pelo grande serviço que presta desde o ensino primário até os bancos mais complementares e em diferentes escalões de formação. “A Contratuh se insere na ideia da formação de uma geração dedicada e que tem no professor o seu grande incentivador. É preciso que reconheçamos seus esforços e sua maravilhosa dedicação a cada aula e a cada fim de período, entregando gente treinada e preparada para qualquer atividade”.

Comemoração

Desde 15 de outubro de 1963 comemora-se no Brasil, em 15 de outubro, o Dia do Professor. Oficialmente, um decreto federal publicado no dia anterior destacou o dia a esta homenagem. A origem da celebração, entretanto, é bem mais antiga: vem da época imperial.

Foi em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), que D. Pedro I, Imperador do Brasil, divulgou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Foi determinado então que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

O texto tratou da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Salomão Becker

Cento e vinte anos depois, em 1947, o professor paulista Salomão Becker propôs a criação de um dia de confraternização e homenagem aos professores a ser comemorado em 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período.

Um grupo de quatro educadores, com a liderança de Becker, promoveu um dia de folga, para amenizar o cansaço. O dia também serviria analisar os rumos do que restava do ano letivo. Em 13 de outubro de 1948, o projeto foi transformado na Lei estadual nº 174.

Antonieta de Barros

Já em Santa Catarina a data também foi celebrada em 1948 por iniciativa de Antonieta de Barros, a primeira mulher negra eleita deputada no país. Em sua segunda passagem pelo Assembleia Legislativa do Estado, ela (que também era professora) criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro.

Só 15 anos depois a data foi oficializada em todo o Brasil, após a assinatura de um decreto do presidente João Goulart. “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”, dizia o decreto.

………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.