A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) está interessada em incorporar aos seus filiados a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh. Dentro deste propósito e atendendo convite do representante da entidade para a América Latina, Edgar Dias, um panamenho radicado ao Brasil há 10 anos nesta representação, o presidente Wilson Pereira e o assessor jurídico, Agilberto Seródio foram, a convite da representação, ao Rio de Janeiro, na sede da ITF, para ouvir a proposta.
A ITF é uma federação democrática e liderada pelos afiliados, reconhecida como a autoridade em transportes, líder no mundo. Segundo Edgar a Federação Internacional luta para melhorar a vida dos trabalhadores, conectando a mais de 700 sindicatos afiliados, de 150 países, para assegurar direitos, igualdade e justiça para os trabalhadores. “Somos a voz de aproximadamente 16,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em transportes do mundo todo”, destacou.
Os dirigentes da Contratuh vão agora analisar os termos deste vínculo e colocar a proposta a apreciação da diretoria para viabilizar este engajamento.
Federação e Sindicatos
Na visita ao Rio de Janeiro, Wilson e Seródio aproveitaram também para contatar com o presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro – FETHERJ, Claudio Fernandes Rocha e ainda com o presidente do Sindicato dos Empregados em Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Município do Rio de Janeiro – SEMPRIBEL RJ, Flávio de Castro Sobrinho, ambos diretores da Contratuh, onde discutiram assuntos do Movimento Sindical Brasileiro, a sustentabilidade do sistema confederativo e sobre a participação das categorias em geral. Também analisaram o futuro das entidades, que a exemplo do que acontece com todo o movimento sindical brasileiro, passam por privações decretadas pela malfadada Reforma Trabalhista, herança dos governos Temer e Bolsonaro.