Filiado a:

Conselhão destaca, em plenária, a soberania, justiça e inclusão social

Na terça-feira, 5/8, foi realizada a quinta reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) — conhecido como Conselhão. O órgão, composto por representantes da sociedade civil, tem como missão assessorar diretamente a Presidência da República em temas de interesse nacional.

O encontro ocorreu no Palácio Itamaraty e contou com a presença de dirigentes de diversas centrais sindicais, como Nova Central, CUT, Força Sindical, UGT, , CSB e Intersindical, que entregaram um documento oficial ao Presidente da República.

A atriz Dira Paes, agora conselheira do CDESS, fez a leitura do Manifesto do Conselho, que destaca o valor da pluralidade de ideias:

O documento também afirma que “a soberania brasileira é inegociável” e expressa apoio à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Voz sindical

Para o presidente da Nova Central, Moacyr Auersvald, “estamos num momento delicado e entendemos que estamos dando passos certos de consagração de nossa soberania, que é intocável! O movimento sindical brasileiro se une às nossas autoridades e firma o compromisso de lutar pela pátria e fazer valer nossos direitos e principalmente o sagrado trabalho de nossa mão de obra”.

Defesa firme

Segundo Miguel Torres, presidente da Força Sindical e dirigente metalúrgico, a plenária foi marcada por uma defesa firme da soberania nacional, do Judiciário, do setor produtivo e dos empregos.

O documento entregue pelas centrais destaca três eixos principais: Defesa da Soberania Nacional; Proteção do Emprego e da Renda e Fortalecimento da Negociação Coletiva com Participação Sindical.

Miguel Torres também sugeriu que o Conselho seja ampliado, mas com foco em ações temáticas, o que tornaria a participação mais efetiva. Ele criticou o chamado “tarifaço de 50%”, afirmando que não há respaldo histórico na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos para tal medida.

A reunião contou com a presença de diversos dirigentes empresariais, que, manifestaram apoio à postura do governo brasileiro.

Além disso, ministros e parlamentares também participaram da plenária, reforçando o caráter plural e estratégico do Conselhão.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.