Filiado a:

“Consciência Negra” oficializada como feriado nacional

Na segunda-feira (20/5), o presidente Lula sancionou o projeto de lei 14.759 de 2023, tornando oficial o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como feriado nacional. Entra para os anais da história o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, numa homenagem à data da morte, em 1695, do líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Durante a sanção a secretária nacional e estadual da Nova Central Sindicato de Trabalhadores, de Promoção de Igualdade Racial e Gênero, Cátia Laurindo (Nega Show), comemorou o reconhecimento presidencial pela instituição do Dia da Consciência Negra como feriado nacional.

“Celebramos o feriado nacional como uma vitória da luta do povo negro no Brasil. A ampliação da nossa representatividade deve ser uma meta social. O presidente Lula e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estão de parabéns por mais esse passo. Mas sabemos que é só um dia de celebração, enquanto todos os outros são de luta”, frisou Cátia.

Anteriormente a esta ato presidência o 20 de novembro era reconhecido como feriado apenas em alguns estados. Com essa inclusão, os brasileiros terão seis feriados nacionais no segundo semestre: Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

Outra vitória

Esta semana também o senador Fabiano Contarato (PT-ES) anunciou que o Senado Federal aprovou o projeto que aumenta de 20% para 30%, e por 10 anos, a cota para pretos, pardos, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. “É uma reparação histórica sendo feita! E um grande passo no sentido da diminuir da desigualdade no nosso país!”, destacou o Senador.

Fonte: Ascom NCST

……..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.