Uma exceção, se compararmos com o resto do Brasil, é a região Norte, nas pesquisas do Outubro Rosa. Lá o o câncer de colo de útero prevalece e mata mais mulheres que o câncer de mama.
Com isso, a campanha Outubro Rosa na região busca enfatizar os cuidados e prevenções contra os dois tipos de tumores.
As estatísticas oficiais do Ministério da Saúde mostram que 6.525 mulheres tiveram a vida ceifada pela doença só no ano passado. Ao todo, 129,3 mil mulheres vieram a óbito pela doença de 1996 a 2021.
O horizonte traz possibilidades de eliminação da doença, já que é possível evitá-lo com o tripé vacina, papanicolau e preservativo.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, disponibiliza o imunizante contra HPV.
Já o exame, por sua vez, é indicado para mulheres de 25 a 64 anos a cada triênio; só nos dois primeiros anos, deve ser realizado anualmente.
O uso de camisinha em relações sexuais ajuda a diminuir o contágio, já que é uma infecção sexualmente transmissível (IST).
A CONTRATUH continua orientando, através da Diretoria da Mulher, para que todas tomem o cuidado de realizar os exames preventivos. No próximo dia 31 teremos uma live esclarecedora sobre todos esses problemas, procurando orientar ainda mais nossas associadas. Fiquem atentas.