Durante sua ida a Madri, na Espanha, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentar ao público de 250 mil participantes a diversidade de oferta turística brasileira e divulgou a imagem nacional como um dos destinos mais desejados do mundo.
Sabino participou de uma série de encontros bilaterais com representantes de diferentes países e debateu as pautas prioritárias para o Brasil. De sustentabilidade ao fortalecimento de parcerias globais, as reuniões reforçaram o papel estratégico brasileiro na promoção do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.
O ministro, que também assumiu recentemente a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, destaca que os diálogos entre os países são importantes nesse momento em que o Brasil se torna uma vitrine para o mundo. “Reforçamos o nosso compromisso em liderar debates estratégicos e promover a cooperação internacional no turismo. Estamos construindo pontes que vão além de fronteiras, conectando culturas e criando oportunidades para o crescimento sustentável e responsável do setor em todo o mundo”, afirmou Sabino.
Entre os líderes recebidos por Sabino, destacam-se o ministro do Turismo do Congo, com quem discutiu iniciativas voltadas ao turismo sustentável e ao desenvolvimento de destinos em regiões emergentes. O encontro reforçou os laços culturais e econômicos entre o Brasil e o continente africano.
A subsecretária de Turismo do Chile, Verónica Pardo, também foi se encontrou pelo ministro brasileiro, e abordou a integração da promoção turística na América do Sul, com foco em fortalecer as rotas que conectam os dois países, ampliando o fluxo de visitantes e as oportunidades econômicas na região.
Já com o vice-ministro para cooperação internacional da República Dominicana, Carlos André Peguero, o foco foi o compartilhamento de dados sobre turismo. “Temos uma cooperação e a República Dominicana tem um observatório do setor. Vamos avançar no intercâmbio de informações e aproveitar esse knowhow de boas práticas na gestão de serviços turísticos”, concluiu.
NOVO ATRATIVO – No terceiro dia da FITUR, Sabino participou ainda do anúncio de que o Brasil contará com um novo atrativo de destaque no setor de entretenimento. Trata-se da terceira unidade do parque temático no mundo e terá um investimento inicial de 300 milhões de euros. Em Maricá, a unidade buscará retratar, por meio de arte, criatividade e excelência técnica, os episódios mais representativos da riqueza histórica e cultural brasileira. A iniciativa traz para o Brasil uma marca reconhecida internacionalmente, com prêmios como Melhor Parque Europeu, Prêmio Hall of Fame, Parque Mais Inovador e Melhor Espetáculo da Europa e do Mundo.
FITUR – Os visitantes da Feira Internacional de Turismo (FITUR) conheceram tanto no estande brasileiro – num espaço de 308 m² com 37 coexpositores de diferentes estados – quanto nos espaços públicos do evento a diversidade de atrativos brasileiros, apresentados por meio de experiências com foco em sustentabilidade, cultura e negócios.
INVESTIMENTOS – Ainda durante a Fitur, o Brasil contou com a parceria da ONU Turismo e da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) na construção do Guia “UNWTO Tourism Doing Business”, que será lançado durante a Feira, reunindo uma série de informações e cenários sobre investimentos no turismo brasileiro.
“A publicação apresenta informações e orientações valiosas sobre os benefícios, as condições e as oportunidades para o investimento estrangeiro no território nacional”, finalizou Sabino.
O compromisso com a sustentabilidade está presente em todas as ações do Brasil na FITUR. O principal foco é a COP 30, que, pela primeira vez, acontecerá neste ano na porta de entrada da Amazônia Brasileira, a cidade de Belém (PA), no mês de novembro.
Fonte: Ascom MTur por Paula Rosa e Victor Maciel
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