O Brasil ultrapassou a marca inédita de 8 milhões de turistas estrangeiros em 2025, antes mesmo do fim do ano. Para celebrar o feito, a Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), lançou a campanha nacional “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”.
Como parte da ação, foram instalados dois “Turistômetros”, painéis de cinco metros que mostram em tempo real o número de visitantes internacionais. Um está na Orla de Copacabana (RJ) e outro na Esplanada dos Ministérios (DF).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o resultado é fruto da liderança internacional do presidente Lula e do trabalho conjunto com a Embratur e o setor turístico, gerando empregos, renda e oportunidades.
No Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) recebeu representantes do trade turístico em evento conduzido pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que anunciou o Prêmio Embratur Visit Brasil. A iniciativa, em parceria com a Revista Exame, reconhecerá instituições e personalidades que fortalecem a imagem do país no exterior.
Freixo celebrou o avanço: “O Brasil nunca havia chegado a 7 milhões de turistas e agora caminha para 9 milhões, um crescimento de mais de 40% em relação a 2024”. Já a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, ressaltou o impacto humano: “São 8 milhões de histórias e de pessoas que confiaram no Brasil”.
A conquista também foi reconhecida por parceiros internacionais, como a ONU Turismo, que destacou a união entre governo e iniciativa privada, e pelo Visit Rio, que reafirmou a vocação da cidade em receber visitantes do mundo todo.
Fonte: Ascom do MTur, por Paula Rosa, com informações da Embratur e fotos de André Zímmerer e Dhavid Normando/MTur
********





