Filiado a:

Belém (PA) começa a se preparar para a COP 30

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) será realizada no ano que vem em Belém, no Pará. As COPs, como são chamadas essas conferências, são encontros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, tratado firmado por quase todos os países do mundo em 1994, com o objetivo de buscar a estabilização da concentração, na atmosfera, dos gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global.

O anúncio oficial de que Belém irá sediar a COP 30, incrementa as discussões climáticas mundiais, que até o momento estão pautadas pelas estratégias de redução de gases do efeito estufa a partir de indústrias e sob o olhar do Norte Global. Com a Conferência do Clima realizada em Belém, a floresta e as políticas de redução de emissões a partir da Amazônia estarão na pauta principal do evento pela primeira vez, assim como o papel do Sul Global nas discussões climáticas.

“É com grande satisfação que informo a nossa decisão de realizar a COP de 2025 na Amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global. A COP 30 será realizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sabemos que essa COP será chave para a definição das novas NDC, que até lá serão apresentadas e que serão fundamentais para que possamos alcançar a missão de 1.5 graus. Estou especialmente tocada pela indicação da Amazônia, onde nasci e cresci, para receber esta conferência”, disse a ministra Marina Silva em sessão plenária em Dubai. A COP 29, em 2024 será a cidade de Baku, localizada no Azerbaijão.

Celso Sabino vai firmar parceria para fortalecer o turismo de base comunitária e promoverá rodada de negócios entre bancos públicos e empreendedores do trade turístico

Nos dias de hoje e amanhã, 17 e 18 de junho, em Belém (PA), o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumprirá uma extensa agenda envolvendo ações de preparação da região para a COP 30.

Na segunda-feira juntamente com a Embratur e a Caixa Econômica Federal, o ministro vai participar da assinatura de um protocolo de intenções para fortalecer o turismo de base comunitária em todo o país, de forma sustentável e focada em ações climáticas.

Já na terça-feira (18/6), às 9h, Celso Sabino estará presente em uma Rodada de Negócios com representantes de bancos públicos, privados e do trade turístico. O objetivo do evento, promovido pelo MTur e a Secretaria Extraordinária para a COP 30, é facilitar o acesso de empreendedores a linhas de financiamento para aprimorar a infraestrutura turística da região.

As duas agendas acontecerão na sede da SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) na capital paraense. Nas duas ocasiões, o ministro atenderá a imprensa no local.

Fonte: Ascom MTur por Victor Alves

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.