O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não fez o pagamento das aposentadorias, auxílios e pensões referentes a dezembro de 2022. Assim, muitos aposentados esperam correção dos valores que serão repassados em janeiro, com base no aumento do Salário Mínimo decretado pelo governo.
Habitualmente o reajuste feito nos pagamentos previdenciários tem como base o valor do salário mínimo em vigência em cada ano. Há pouco tempo, foi assinada a medida provisória que permite o aumento do piso nacional para R$ 1.302 em 2023.
No entanto o reajuste ainda precisa da autorização do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Por isso, muitos beneficiários estão em dúvida se receberão o aumento já no próximo mês relativo ao benefício.
O INSS libera os seus depósitos na última semana de cada mês e, então, finaliza na primeira semana do mês posterior. Sendo assim, os pagamentos de dezembro ocorrem entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro.
Por este motivo, muitos segurados deverão ter acesso ao seu benefício somente no próximo ano. Agora os valores já foram processados e são relativos ao ano-base de 2022. Sendo assim, é possível que o reajuste ainda não tenha aplicação nos auxílios no mês de janeiro.
Calendário
Para que a data dos depósitos seja correta, os beneficiários se dividem em dois grupos: quem recebe um salário mínimo e quem ganha acima do piso nacional.
É preciso acompanhar o pagamento através do penúltimo dígito do NB (número de benefício). Ele possui dez dígitos e aparece como no exemplo a seguir:
Para quem ganha um salário mínimo
Final 1: 23 de dezembro (já pago);
Final 2: 26 de dezembro;
Final 3: 27 de dezembro;
Final 4: 28 de dezembro;
Final 5: 29 de dezembro;
Final 6: 2 de janeiro;
Final 7: 3 de janeiro;
Final 8: 4 de janeiro;
Final 9: 5 de janeiro;
Final 0: 6 de janeiro.
Para quem ganha mais que um salário mínimo
Final 1 e 6: 2 de janeiro;
Final 2 e 7: 3 de janeiro;
Final 3 e 8: 4 de janeiro;
Final 4 e 9: 5 de janeiro;
Final 5 e 0: 6 de janeiro.
…………..