Filiado a:

1º de maio não se resumiu a manifestação em São Paulo

Há uma crítica generalizada pelo pouco comparecimento de manifestantes no Dia do Trabalhador, 1º de maio, na manifestação organizada em São Paulo, com a presença do presidente Lula e seus ministros. No entanto as comemorações do Dia do Trabalhador não se resumiram a capital paulista. Elas estavam pulverizadas por várias capitais brasileiras, até por uma contenção de despesas, já que os sindicatos, de todo o Brasil, foram atingidos pelas duras medidas que praticamente exterminaram com os recursos financeiros e a capacidade de mobilização dos sindicalistas de todo o país.

Os atos que outrora contavam com gente vinda de todos os cantos do Brasil, foram distribuídos por localidades e as festas ocorreram dentro dos recursos disponíveis e de forma mais modesta. O grande patrocinador foi o povo que espontaneamente compareceu para demonstrar sempre a importância do trabalhador na vida diária do Brasil.

Pelo País

Foram os casos da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, onde mobilizações foram além da manifestação política, mas serviram também para uma série de benefícios para os trabalhadores, como postos de vacinação (foto), arrecadação de alimentos, shows artísticos e competições esportivas, entre tantas outras iniciativas que atraíram bom público.

“Este foi mesmo um ano de variedades e comemorações localizadas”, disse o presidente do Sindehotéis da Bahia, José Ramos, lembrando ainda que por se tratar também de um ano de eleições municipais, sem dúvida tudo teria que ser realizado nas cidades, sem gigantescas idas a um ponto específico, como aconteceu em outras épocas. “Fizemos uma festa caseira e com excelente repercussão e participação de nossos filiados”, concluiu.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Pernambuco (Sintibref-PE), Roberth Breno Sousa, “também optamos por uma comemoração regional.” O programa incluiu manifestações de cunho político por ser um ano de renovação nas câmaras municipais e prefeituras, além de um show com Valquíria Santana. Toda a concentração aconteceu a partir das 10 horas da manhã, na Praia Buraco da Velho, Brasília Teimosa, com grande público.

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.