Filiado a:

Jornada de Lutas vai culminar com festa de 1º de maio

As centrais sindicais estão organizando uma Jornada de Lutas ao longo de abril, culminando na Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília no dia 29 e no ato unificado do Dia do Trabalhador em 1º de maio. O lema deste ano é “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”.

Mobilização

Vários eventos e debates já estão ocorrendo. As centrais sindicais estão promovendo seminários e atividades culturais sobre a história do 1º de maio e temas como trabalho, meio ambiente e transição justa.

Plenária Nacional da Classe Trabalhadora

No dia 29 de abril, será realizada uma assembleia para atualizar a pauta de reivindicações, que será entregue ao presidente Lula e aos líderes do Congresso e do Judiciário.

Ato em São Paulo

O evento principal será na Praça Campo de Bagatelle, com shows gratuitos e sorteio de 10 carros 0km.

Principais reivindicações

Redução da jornada de trabalho, isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000, taxação dos mais ricos e medidas para reduzir os juros e fortalecer a economia.

A mobilização está intensa, e a expectativa é de grande participação dos trabalhadores em todo o país.

Conquistas históricas

O movimento sindical no Brasil conquistou diversos direitos fundamentais para os trabalhadores ao longo da história. Eis algumas das principais conquistas:

Décimo terceiro salário – Reivindicado desde a Era Vargas, foi legalizado em 1962 e garantido pela Constituição de 1988.

Salário mínimo – Instituído em 1936, inicialmente com valores diferentes por região. Em 1984, foi equiparado em todo o país.

Jornada de trabalho de 44 horas semanais – Antes, a jornada podia chegar a 16 horas diárias. Em 1988, foi reduzida para 44 horas semanais.

Seguro-desemprego – Criado em 1986 para amparar trabalhadores demitidos sem justa causa.

Férias remuneradas – Concedidas pela primeira vez em 1925, inicialmente com 15 dias de descanso.

Horas extras – Regulamentação do pagamento adicional por trabalho além da jornada normal.

Adicionais de insalubridade e periculosidade – Garantia de compensação financeira para trabalhadores expostos a condições perigosas.

Aposentadoria – Direito consolidado ao longo dos anos, garantindo segurança financeira na terceira idade.

Essas conquistas foram resultado de greves, mobilizações e negociações entre sindicatos e governos.

……..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.