Uma data muito importante para a Contratuh e para toda a classe que ela representa é o Dia da ou do Cozinheira (o), comemorado em 10 de maio. Esta escolha se deu em 2005 quando foi aprovado o decreto de Lei número 6049, do deputado Alex Canziani, que regulamentou a profissão de Cozinheiro no Brasil.
É interessante conhecermos a profissão de, hoje mais difundida como, Chef de Cozinha, com terminologias adaptadas ao nosso tempo.
Para se tornar um bom Chef de Cozinha ( até a virada do milênio culinaristas) , a experiência é fundamental no currículo, pois com quem conhece a arte de cozinhar, na prática, realmente fará a diferença no fogão e no comando de uma equipe. Há também o cargo do especialista em planejamento de cardápios, que faz o pré-preparo, a finalização dos pratos, observando higiene, cocção e padrões de qualidade.
Cultura
O domínio da cultura local, da região e sua biodiversidade fazem a diferença na atuação do profissional que comanda o setor gastronômico, seja em restaurantes, buffets, hotéis etc. E, dentre as qualidades, destacam-se liderança, pró-atividade, organização, supervisão e disponibilidade de tempo para uma dedicação mais estreita.
Quem sonha ser um Chef daqueles dos programas de TV está enganado, orienta a chef Ana Tomazoni, da Sabor&Saber Gastronomia.
“A realidade é outra. Fazer acontecer em um empreendimento comercial é bem diferente. Precisa de muita magia e talento! Mas para quem gosta e se dedica a essa atividade tem suas recompensas: o amor em cada prato e sua realização em servir e agradar até o mais exigente paladar, descobrir em cada produção o melhor aroma e sabor extraindo suspiros de quem degusta naquele momento que se tornará inesquecível.
A Contratuh entende que os profissionais de cozinha merecem ser homenageados. Afinal, cozinhar vai muito além do preparar as refeições. É produzir e servir, proporcionando prazer, saúde, nutrição e alimentando muitos sonhos da clientela.