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Campanha “Espelhos” propõe novo olhar sobre juventude e trabalho

Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, foi lançada este mês, em Brasília, a campanha de comunicação “Espelhos: sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho”. A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, articulado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com UNICEF, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Pacto Global – Rede Brasil.

O evento de lançamento, realizado no auditório do MTE, reuniu representantes do governo, setor privado, fundações, institutos e organizações juvenis, com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre juventude e trabalho e valorizar as potencialidades da nova geração, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade.

Vozes que inspiram

Sobre a campanha o ministro Luiz Marinho destacou que jovens entre 14 e 29 anos representaram 95% das admissões formais entre 2023 e 2025, segundo dados do Caged. Apesar do avanço, ele alertou para os desafios persistentes, como baixa remuneração, alta rotatividade e preconceitos que ainda limitam o acesso pleno ao mercado de trabalho.

Enver Padovezzi, secretário nacional de Juventude da CSB, reforçou que o Pacto representa um marco histórico:

Vinícius Pinheiro (OIT) e Mônica Pinto (UNICEF) também participaram, destacando a importância do diálogo social e da educação de qualidade como pilares para uma transição justa e inclusiva.

Rumo a 2030

Lançado em 2023, o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes tem como meta construir até 2030 uma política pública nacional voltada à inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade. A campanha “Espelhos” é um dos braços dessa estratégia, que busca transformar narrativas, ampliar oportunidades e garantir que nenhum jovem seja invisível diante do mercado de trabalho.

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