Os dois temas escolhidos para o 17º Viver Mulher que acontece no dia 16 de março, transmitido pelo canal do Youtube para quem quiser participar, serão de extrema importância para a vida das trabalhadoras brasileiras, principalmente para as que atuam nos ramos de representação da CONTRATUH.
“Foram temas que escolhemos pela oportunidade deste momento que estamos vivendo, tendo a certeza que muito vão contribuir para a aplicabilidade nas atividades de cada uma de nossas representadas”, disse a diretora da Mulher e Gênero, Maria dos Anjos Hellmeister, a Mariazinha, que vem alinhavando todo o encontro.
O primeiro será “Políticas Públicas para as Mulheres”, com a Secretária Nacional de Autonomia Econômica e representante da Ministra de Estado da Mulher, Rosane Farias Silva. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e especialmente a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) vem definindo políticas públicas para as mulheres, incluídas atividades antidiscriminatórias em suas relações sociais e o combate a todas as formas de violência contra a mulher.
A mulher pode ser criança, jovem ou idosa, negra, branca ou indígena, apresentar ou não alguma deficiência, ser imigrante ou estar em situação de rua, dentre outras particularidades, a mulher é cuidada por todo o Ministério, de forma informal e integrada.
Abriga principalmente a proteção, a defesa e o enfrentamento a violações dos direitos das mulheres considerando a integralidade da mulher, na perspectiva da família e da sociedade, buscando o fortalecimento de seus vínculos familiares e sociais e a promoção da solidariedade.
A Secretária da Mulher, suas ações e programas, publicações e parcerias firmadas visam para promover, proteger, defender e enfrentar violações aos direitos das mulheres no Brasil. E tudo isso será esmiuçado durante a palestra de Rosane Farias Silva.
Já a coach Cláudia Dias falará sobre “Gerenciamento de estresse no trabalho, (dicas para prevenir o Burnout)”.
Ela traz toda a sua experiência de 5 mil horas de atendimento a mais de 500 pessoas, tanto de forma individual como no ambiente de trabalho. Sua metodologia, possibilita o aperfeiçoamento de habilidades e competências, a melhoria das relações interpessoais no ambiente corporativo, o gerenciamento do estresse, a gestão do tempo, a resolução de problemas, o amadurecimento na tomada de decisões e outras ferramentas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Em cada trabalho realizado, Cláudia Dias busca desenvolver uma reflexão orientada que permita o entendimento do seu funcionamento sistêmico compreendendo, na pratica, o que é autoconhecimento?
Cada uma deve assumir a responsabilidade do que quer se tornar, sendo responsável pelo sucesso ou pelo fracasso, pois representam o resultado direto de suas escolhas e decisões, ou da falta delas.
São sete as ações diárias para evitar o Burnout no trabalho, segundo ela:
Dê atenção aos sinais de alerta, Entenda que a comunicação é fundamental, Estabeleça e organize suas prioridades, Compreenda os gatilhos de estresse, Tenha uma rede de apoio, Limite seu tempo de trabalho e Aprenda a dizer não. Cada um desses pontos será destrinchado durante a palestra.