O SintraturhPel, que representa os trabalhadores em hotéis e restaurantes de Pelotas-RS, está com uma diretoria provisória, tendo a frente a coordenação de Simone Goulart, com apoio e acompanhamento da Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do RS – FECHRS RS, presidida pelo diretor do Conselho Fiscal da CONTRATUH, Jair Ubirajara da Silva.
O Sindicato ficou fragilizado e distante da categoria por um bom tempo, mas agora ganha força com o novo trabalho. Tanto que acaba de garantir, em acordo com a classe patronal, um reajuste de 7,5% nos salários em geral, o que representa, 1,5% acima da inflação e 8,5% de aumento no piso da categoria que vai para R$ 1.520 imediatamente e para R$ 1.550 a partir de abril.
O vice-presidente da FECHRS RS, Rodrigo Callais, considerou o resultado “um bom acordo que valoriza a categoria em Pelotas”. Callais frisa que o entendimento e diálogo de alto nível, mantido com o setor empresarial “foi fundamental para o resultado alcançado. Para nós, esse diálogo é muito importante. Nós defendemos o desenvolvimento, o fortalecimento do segmento econômico do turismo e – junto disso – a valorização e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou.
Retomada
A diretora do SintraturhPel, Simone Goulart, a avalia que a retomada do trabalho do sindicato é um fato muito positivo pois se trata de uma categoria importante para o desenvolvimento local e regional. “Pelotas é uma cidade que tem muito turismo e movimento de constante pois é polo de educação. Os profissionais de hotéis e restaurantes, com a qualidade do atendimento que prestam, são decisivos para o crescimento da cidade e a geração de empregos e novas oportunidades”.
O SintraturhPel é um dos sindicatos mais antigos de Pelotas, fez 90 anos de atuação em dezembro de 2022. Porém, há alguns anos sofria com a falta de renovação de seus quadros. Foi neste contexto que a Federação apoiou a entidade e está impulsionando a sua retomada.
Campanha associativa
O Sindicato lança em breve uma campanha associativa para fortalecer a representação classista. A diretoria provisória já vem mantendo contatos para fixar convênios que garantirão saúde e bem-estar, educação, qualificação profissional, lazer e cultura aos seus associados.
Simone diz que um dos grandes desafios do segmento em Pelotas é ter um programa permanente de formação profissional, que deve envolver os segmentos de trabalhadores e empresarial, universidades e poder público. “Uma de nossas metas é buscar o fortalecimento da qualificação profissional para o segmento”.
O SintraturhPel está inaugurando um novo website, além de um trabalho nas redes sociais, com o objetivo de estar cada vez mais perto da categoria.
……………