O governo alterou as regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS no fim do ano passado. Agora os trabalhadores formais que ganham até R$ 2,4 mil por mês poderão utilizar os recursos do FGTS para facilitar o financiamento da casa própria.
Essa função tem o nome de FGTS futuro, ou FGTS consignado. A modalidade autoriza a utilização de valores ainda não depositados no fundo, ampliando a capacidade de pagamento do trabalhador.
A medida beneficia tanto quem não consegue comprovar a renda de financiamento imobiliário, quanto quem gostaria de comprar um imóvel maior do que conseguiria com a própria renda.
Para especialistas, o uso do saldo futuro pode ser positivo. Mas é preciso ficar alerta antes de assumir o crédito, visto que o trabalhador precisa ter certeza de que quer usar o saldo do FGTS para que o dinheiro não faça falta no futuro.
A opção só é disponível para quem ganha até R$ 2,4 mil. Contudo, a expectativa é de que essa faixa seja ampliada futuramente.
Essa medida abrange as pessoas classificadas como grupo 1 da Minha Casa, Minha Vida. Além disso, segundo o Data Zap+ (ferramenta de monitoramento de dados), cerca de 10,9 milhões de famílias estão nessa faixa de renda e podem ser beneficiadas.
Regulamentação
A medida ainda precisa passar pela regulamentação da Caixa Econômica Federal, que será feita ainda em janeiro. O início do programa está previsto para abril, tendo em vista que o FGTS futuro deve entrar em vigor até 90 dias após a publicação das regras pela Caixa.
Fonte: Notícias Concursos
……………