Filiado a:

Lupi proporciona a primeira ‘saia justa’ ao governo

O informativo virtual “Congresso em Foco”, divulgou hoje que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, irritou o presidente Lula ao proporcionar a primeira saia justa para o novo governo. “Ao tomar posse como ministro da Previdência na terça-feira (3), o presidente do PDT propôs a realização de uma “antirreforma” da Previdência. Seria a retomada de antigas regras previdenciárias derrubadas pela reforma aprovada no primeiro ano do governo Bolsonaro. O problema é que Lupi não combinou “antirreforma” alguma nem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nem com qualquer outro integrante do governo.”

Ordem na casa

Esta atitude do ministro Carlos Lupi, será o motivo principal da primeira reunião ministerial que Lula marcou para a sexta-feira (6). A reunião deverá ter outras pautas. Inclusive, poderá ser esboçado o início da agenda de ações de combate à desigualdade.

No entanto, Lula pretende ordenar as ações dos ministros para evitar outro episódio como o de Lupi. Lula dirá a seus ministros que todo anúncio de ação de governo precisa ser previamente combinado, e que ninguém tem autoridade para fazer anúncio nenhum se não for assim.

Antirreforma

A declaração de Lupi jogou mais lenha na fogueira acesa pelo mercado financeiro, que desconfia da condução econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Bolsa de Valores caiu 2% e o dólar teve alta de 1,77%. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a desautorizar Carlos Lupi. “Só para tranquilizar. Eu sei que todo mundo tem direito a opinião, mas neste momento não há nenhuma proposta de reforma da Previdência ou coisa semelhante”, disse Costa na posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro da Indústria e Comércio.

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.