Filiado a:

Marinho pretende acabar com o “saque aniversário do FGTS”

O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, comentou em entrevista a Rede CNN que sua pasta avalia acabar com o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Para o ministro, a fórmula foi criada pelo governo anterior para injetar dinheiro na economia, mas é “um absurdo”.

“Para colocar dinheiro na praça o governo anterior criou o saque-aniversário que seria a caução para o empréstimo consignado, criando um agravamento. Um negócio absurdo que aconteceu no mercado e uma distorção no papel do Fundo. É preciso, portanto, colocar nos trilhos.”

Marinho disse que o novo governo não é o da “canetada”, mas do diálogo. Portanto, a proposta do fim do saque-aniversário, segundo o ministro, será submetida ao Conselho do Fundo de Garantia para, então, ver a viabilidade. “Mas estou convencido que esse é o caminho certo”, afirmou.

Funções

O ministro destacou que o FGTS tem tripla função. Primeiro de dar segurança e proteção financeiras em um eventual desemprego, até porque foi criado em substituição à estabilidade no emprego e trouxe, segundo Marinho, o conceito de poupança do trabalhador. Segunda função é a de financiamento da casa própria do trabalhador e, com isso, atinge sua terceira função de criação de empregos no setor de habitação.

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.