Filiado a:

Moacyr Auersvald integrado na transição do governo Lula

O vice-presidente da CONTRATUH e presidente interino da Nova Central, Moacyr Tesch Auersvald é o nosso representante na equipe de transição do novo governo federal, para tratar de assuntos de trabalho, sindicalismo e, por extensão, sobre os trabalhadores em turismo e hospitalidade.

Moacyr entra como dirigente da Nova Central, o que muito orgulha as entidades, pelo seu currículo de homem sempre ligado aos sindicatos, federações e confederação, como um batalhador incansável das questões laborais.

Atuação

Ele explicou que “não há um papel específico. Na transição sou integrante de um grupo representando as Centrais Sindicais que acompanha os técnicos de universidades e entidades especializadas na área. No momento estamos avaliando a atual situação do setor trabalhista no governo, para posteriormente apresentarmos uma proposta da classe trabalhadora”.

Estima-se que até o dia 11 de dezembro, todos estarão debruçados em estudos sobre o desmantelado Ministério do Trabalho, primeiramente extinto e posteriormente alinhado a interesses políticos.

Com a equipe de transição do governo Lula, há 14 grupos de trabalhos em diferentes setores pensando como trazer das cinzas o que sobrou do setor.

Moacyr define que “estamos otimistas porque Lula e os seus companheiros sempre tiveram compromisso com as causas trabalhistas. O mais difícil será convencer o outro lado, já que a Reforma Trabalhista, principalmente, acabou legalizando muitas ações que minaram as conquistas do trabalhador e que precisam ser resgatadas”.

Ele destaca que por enquanto a questão previdenciária não está em discussão no seu grupo, mas há outro analisando esta questão.

Com relação a Reconstrução Sindical, é mais um tema que está sendo avaliado e que será redefinido a partir do dia 11 de dezembro, para que tudo esteja pronto até o início do novo governo em janeiro próximo.

Reabertura

Para Moacyr o momento é extremamente propício porque “nos dá orgulho de representar nossos trabalhadores nesta hora de reabertura e reconstrução do que foi dilapidado pelos dois últimos governos, de Temer e Bolsonaro”.

Há uma grande expectativa e confiança de que muitas das perdas serão reconsideradas e o fortalecimento da classe trabalhadora e de suas representações, através de sindicatos, federações e confederações, ganharão novo ânimo.

Muito credenciado

Moacyr é um representante dos mais qualificados e por isso foi escolhido para integrar a equipe de transição.

No seu currículo há uma infinidade de experiências vividas ao longo de uma atuação muito bem sucedida no movimento sindical: Foi Ministro Classista Representante dos Empregados do Tribunal Superior do Trabalho; Diretor Secretário do Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro e Similares de Curitiba; Tesoureiro da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado do Paraná; Presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná; Membro efetivo representante dos empregados da Junta de Recursos da Previdência Social; Suplente de Juiz Classista na 3ª Junta de Conciliação e Julgamento, 9ª Região; Juiz Classista da 14ª JCJ, 9ª Região; Secretário da Associação dos Juízes Classistas da 9ª Região; Presidente da CONTRATUH e Conselheiro Efetivo, representante dos jurados na Junta de Recursos; Ministro Classista do Tribunal Superior do Trabalho; Secretário da Associação dos Juízes Classistas da Nona Região e atualmente é presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.